Como saber qual óculos combina com o meu rosto?

 

Elaboramos um material para você saber qual tipo de óculos combina com o seu rosto, variar estilos e compor looks para o dia-a-dia, trabalho ou uma festa legal. Afinal usar óculos é parte do seu estilo.


Rosto Quadrado

 

Para rostos quadrados, as armações em formatos redondos ou ovalados trarão mais harmonia às linhas da face e vão destacar seus traços marcantes. Outros modelos que tenham linhas curvas ou cantos arredondados e lentes mais largas, podem cair bem.

 

Rosto Oval

 

Óculos escuros ou armações retangulares funcionam bem para rostos ovais, pois seu formato simples e simétrico complementa suas características faciais já bem proporcionais.

Os modelos que mais combinam com esse formato de rosto são as armações redondas, gatinho e no formato Wayfarer.

Rostos ovais devem evitar armações pequenas e curtas.

 

Rosto Redondo

 

Rostos redondos pedem armações geométricas, quadradas e retangulares. As linhas retas presentes nesses modelos de óculos criam a ilusão de que o rosto é mais anguloso. 

As pessoas de rosto redondo também podem apostar em armações mais grossas.

As piores armações que você pode usar se tiver um rosto redondo são armações circulares, especialmente as menores, pois elas farão seu rosto parecer ainda mais redondo.

 

Rosto Triangular

 

Para os óculos a pessoas com rosto triangular a aposta mais segura são os formatos arredondados.

Eles são indicados para todos os tipos de erros de refração, vão oferecer um bom campo de visão, sem muitas distorções.

Quem possui formato de rosto triangular deve evitar óculos muito quadrados ou retangulares, uma vez que as linhas retas dos acessórios vão deixar os contornos da face muito pesados.

A pessoa deve dar preferência a óculos redondos e ovalados e/ou sem armação. Um exemplo é o modelo aviador, que ajuda a desviar a atenção da testa, harmonizando assim as linhas e os traços desse rosto tão especial.

 

Rosto Triangular Invertido

 

Os óculos com topo levemente arredondado e a parte inferior quadrada são perfeitos para quem tem o rosto triângulo invertido. O ideal é escolher uma armação mais larga na parte de baixo para gerar a sensação de que o maxilar também é mais largo. Óculos arredondados são uma opção ideal para equilibrar as linhas da face e trazer leveza para a composição.

Além disso, os modelos aviador e browline (é aquela que só tem armação na parte superior e destaca a linha da sobrancelha – por isso o nome browline) também são uma ótima opção, uma vez que tem estruturas que valorizam pontos fortes deste formato de rosto, como a área das sobrancelhas e a parte inferior do rosto.

 

Rosto Coração

 

O rosto no formato de coração se caracteriza pela testa mais largas com queixo estreito e maçãs do rosto mais altas. Muitos modelos de óculos combinam com o formato coração. No entanto, os melhores modelos são os retangulares e ovais.

 

Rosto Diamante

 

É um dos formatos de rosto mais raros que existem e são caracterizados por bochechas mais cheias e testa e queixo estreitos. Os melhores modelos para rostos nesse formato são os óculos quadrados ou armações ovais com aro cheio em volta e também o cat eye (gatinho).